quinta-feira, 17 de outubro de 2013

ATIVIDADE PARA TRABALHAR COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL



Os blocos lógicos constituem-se em caixa de madeira com 48 peças diferentes e dividas em variados tamanhos (grande e pequeno), forma (triângulo, retângulo, quadrado e círculo), espessura (fino e grosso) e cor (vermelho, amarelo e azul), que possibilita ao aluno com deficiência intelectual a desenvolver seu pensamento lógico, a aquisição de conceitos, o desenvolvimento da linguagem, a classificação, os conceitos de formas geométricas, a associação de tributos, a formação de conjuntos, a manipulação de semelhanças e diferenças (comparação), e a sequência de formas e cores.

O professor poderá realizar as seguintes intervenções:

– Orientar o aluno para que ele explore o material, manipule as peças e brinque livremente, descobrindo o que pode ser feito com elas;

– Solicitar o aluno que descreva as peças por seus atributos;

– Pedir ao aluno que faça uma sequência de peças que tenham duas semelhanças, seguindo os comandos do professor;

–  Instigar o aluno para que ele forme conjuntos por livre escolha e descubra quais foram os critérios utilizados para a formação de conjuntos (cor, forma, tamanho ou espessura);

– Organizar uma sequência com determinado segredo a fim de que o aluno possa descobrir.




Fonte: Aprendendo e desenvolvendo pensamento matemático / Nylse Helena Silva Cunha, Sandra Kraft do Nascimento. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2005

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rita,

    Interessante a atividade com blocos lógicos, com a intervenção do professor é possível criar várias possibilidades de situações onde o aluno pode criar estratégias de solução.

    ResponderExcluir
  3. Certamente os blocos lógicos são muito oportunos para todas as crianças no desenvolvimento de conceitos. No caso de nossos alunos com deficiência intelectual esse material vai possibilitar que eles possam fazer associação, seriação, transferência.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza os blocos lógicos são muito importantes para o desenvolvimento de conceitos para os nossos alunos com deficiências intelectuais pois possibilita-o situações onde cria estrategias de soluções.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que a mediação é mais eficiente e significativa quando são combinadas várias estratégias e o uso dos blocos lógicos favorecem todo um aprendizado.

    ResponderExcluir