domingo, 4 de agosto de 2013

O Professor do Atendimento Educacional Especializado

       O professor do Atendimento Educacional Especializado tem um papel relevante, tanto na escola quanto na SRM. Ele atua na articulação dos professores da sala de aula comum e com todos que fazem parte da comunidade escolar, a fim de possibilitar a inclusão do aluno com deficiência; disponibiliza os recursos de apoio necessários à participação e a aprendizagem do aluno, orientando aos professores e as famílias quanto ao uso desses recursos, visando um melhor desempenho do aluno; acompanha a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum, como também em outros ambientes na escola.
       Na SRM, a função do professor do AEE, baseia-se na organização de atividades que eliminem as barreiras que dificultam a aprendizagem do aluno com deficiência, possibilitando-lhe um melhor desempenho e autonomia, não somente na escola, mas também na sociedade ao qual ele está inserido e no seu ambiente familiar.
      O estudo de caso tem como objetivo permitir ao professor do AEE construir um perfil do aluno com deficiência, onde ele identifica a natureza do problema e as estratégias que busquem a resolução desse problema, em seguida, a elaboração do plano de AEE.
     O plano de AEE permite que o professor do AEE identifique as habilidades e as necessidades educacionais especiais de cada aluno com deficiência, bem como a definição e a organização das estratégias, serviços e recursos pedagógicos e de acessibilidade; o tempo de atendimento de acordo com as necessidades de cada aluno; o cronograma do atendimento e a carga horária do aluno. Com esse plano o professor tem a oportunidade de avaliar suas ações em relação ao aluno, no sentido de redimensioná-las, a fim de favorecer um melhor acompanhamento do aluno com deficiência.

5 comentários:

  1. Olá Bernadete,
    Realmente é de fundamental importância o papel do professor do AEE, pois é ele que irá ajudar o aluno com deficiência a superar suas barreiras tanto na escola como no ambiente familiar, contando sempre com o estudo de caso e a elaboração de um plano adequado para o aluno.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bernadete

    Concordo com você, o professor do AEE tem um importante papel de articulação com todos os setores da escola, procurando sensibilizar a toda a comunidade escolar que os alunos com deficiência são capazes desde que sejam oferecidas condições adequadas de aprendizagem.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá Rita,

    Muito importante essa parceria que você aborda em seu texto, que o professor da SRM tem que trabalhar juntamente como o professor da sala regular para o melhor desempenho do aluno.

    ResponderExcluir
  4. Concordo quando você diz que o professor da SRM é um articulador junto aos demais que formam a comunidade escolar. Percebo entretanto, que existe uma grande resistência por parte de nossos colegas em colaborar em colaborar para que a inclusão de fato aconteça na escola.

    ResponderExcluir
  5. Acredito neste recurso como via de autonomia e interação do estudante com deficiência. A comunicação com seus pares favorece seu aprendizado dentro e fora da escola.

    ResponderExcluir