TÍTULO
Atividades de Rotinas Matinais de Vida Diária (Comunicação Alternativa)
PÚBLICO A QUE SE DESTINA
Alunos de 7 anos de idade com TGD que apresentam dificuldades nas atividades de vida diária, com o objetivo de ampliar o seu repertório comunicativo, envolvendo habilidades de expressão e compreensão.
LOCAL DE UTILIZAÇÃO
Sala de Recursos Multifuncionais - SRM
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Visualização sequenciadas de atividades individuais com ilustrações em sequência de símbolos que representam sua rotina matinal, como: acordar, vestir-se, higiene pessoal, tomar o café da manhã e cuidar dos seus pertences.
A professora poderá utilizar os símbolos, como também usar objetos concretos: relógio, tênis (amarrar cadarço), sandália para calçar, roupas para dobrar e guardar no gaveteiro, cama para arrumar e um boneco de pano para trabalhar como vestir.
Em todo momento, a professora poderá realizar as intervenções que forem surgindo, de acordo com a reação da criança.
Fonte: http://diariomaedeumautista.blogspot.com.br/2012/09/comunicacao-alternativa.html
Bernadete, achei excelente sua atividade de rotina matinal, pois com a utilização das fichas com o material concreto, o aluno vai ter uma melhor compreensão dessa rotina, ampliando seu repertório de comunicação. Parabéns!
ResponderExcluirParabéns, Bernadete, atividades favorecendo a rotina facilita a aprendizagem dos alunos com TGD.
ResponderExcluirRita concordo com você ,a rotina é de grande importância para o aluno com autismo, e deve ser feita bem cedo, tanto o professor da sala regular como o professor do A.E.E, assim como a família podem seguir a rotina
ResponderExcluirParabéns! Criar situações de interação e rotina, busca minimizar as dificuldades do convívio social. Ser claro nos enunciados e sempre comunicar mudanças na rotina antecipadamente, ajuda o aluno a ter mais confiança e facilita o aprendizado.
ResponderExcluir