sexta-feira, 6 de junho de 2014

Sugestão de Atividade para Alunos com TGD

TÍTULO

Atividades de Rotinas Matinais de Vida Diária (Comunicação Alternativa)

PÚBLICO A QUE SE DESTINA

Alunos de 7 anos de idade com TGD que apresentam dificuldades nas atividades de vida diária, com o objetivo de ampliar o seu repertório comunicativo, envolvendo habilidades de expressão e compreensão. 

LOCAL DE UTILIZAÇÃO

Sala de Recursos Multifuncionais - SRM 


DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Visualização sequenciadas de atividades individuais com ilustrações em sequência de símbolos que representam sua rotina matinal, como: acordar, vestir-se, higiene pessoal, tomar o café da manhã e cuidar dos seus pertences.

A professora poderá utilizar os símbolos, como também usar objetos concretos: relógio, tênis (amarrar cadarço), sandália para calçar, roupas para dobrar e guardar no gaveteiro, cama para arrumar e um boneco de pano para trabalhar como vestir.

Em todo momento, a professora poderá realizar as intervenções que forem surgindo, de acordo com a reação da criança. 



Fonte: http://diariomaedeumautista.blogspot.com.br/2012/09/comunicacao-alternativa.html

4 comentários:

  1. Bernadete, achei excelente sua atividade de rotina matinal, pois com a utilização das fichas com o material concreto, o aluno vai ter uma melhor compreensão dessa rotina, ampliando seu repertório de comunicação. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Bernadete, atividades favorecendo a rotina facilita a aprendizagem dos alunos com TGD.

    ResponderExcluir
  3. Rita concordo com você ,a rotina é de grande importância para o aluno com autismo, e deve ser feita bem cedo, tanto o professor da sala regular como o professor do A.E.E, assim como a família podem seguir a rotina

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Criar situações de interação e rotina, busca minimizar as dificuldades do convívio social. Ser claro nos enunciados e sempre comunicar mudanças na rotina antecipadamente, ajuda o aluno a ter mais confiança e facilita o aprendizado.

    ResponderExcluir